Karate



Funakoshi Gichin



Funakoshi Gichin nasce em 1968 em Shuri, Okinawa.
Filho único, depois do seu nascimento foi levado para a casa dos seus avós maternos, com quem foi educado e aprendeu poesias clássicas chinesas.  
Aos 11 anos iniciou seus estudos com o mestre Asato, no rígido sistema Naha-Te (força e contração), e com o mestre Itosu no sistema Shuri-Te (velocidade e elasticidade).

No final de 1921, mestre Funakoshi, numa apresentação de educação física organizada pelo governo Japonês em Tokyo, foi escolhido como representante da ilha, para fazer oficialmente a primeira demonstração pública do Okinawa-te à capital japonesa. Funakoshi reestruturou e codificou as técnicas de luta passando a chamá-las de Karate-Do. Funakoshi sempre valorizou o desenvolvimento do caráter e autodisciplina.

O Mestre Gichin Funakoshi além de Mestre de Karatê era também, um grande poeta e quando escrevia os seus poemas usava o pseudônimo de SHOTO (que significa: ondas de pinheiro). Usava este nome porque a sua cidade natal, Shuri, era rodeada por  colinas com florestas de pinheiros RYUKYU e vegetação subtropical; entre elas estava o Monte Torao. A palavra torao significa: cauda de tigre; e era particularmente adequada porque a montanha era estreita e tão densamente arborizada que realmente tinha a aparência de uma cauda de tigre quando vista de longe.

Por volta de 1933, Funakoshi desenvolveu exercícios básicos para prática das técnicas em duplas. Tanto o ataque de cinco passos (Gohon Kumite) como o de um (Ippon Kumite) foram usados. Em 1934, um método de praticar chamado de JU IPPON KUMITE, foi adicionado ao treinamento. Em 1935, foi publicado seu livro: "Karate-Do Kyohan". Livro que tratava basicamente dos Kata. Funakoshi era Taoísta, e ele ensinava Clássicos Chineses, como o Tao Te Ching de Lao Tzu, enquanto ele estava vivendo em Okinawa. Funakoshi era muito religioso. Ele tinha muito medo de que o Karate se tornasse um instrumento de destruição, e queria eliminar do treinamento algumas aplicações mortais dos Kata. Então, ele parou de fazer essas aplicações. Então começou a desenvolver estilos de luta que fossem menos perigosos.
Funakoshi teve sucesso ao remover do Karate técnicas de quebras de juntas, de ossos, dedos nos olhos, chaves de cotovelo, esmagamento de testículos, criando um novo mundo de desafios e luta em equipe onde somente umas poucas técnicas seriam legais.

Em 1936, Funakoshi  mudou os caracteres utilizados para escrever a palavra Karate. O caracter "Kara" significava "China", e o caracter "Te" significava "Mão". Para popularizar mais a arte no Japão, ele mudou o caracter "Kara" por outro, que significa "Vazio". De "Mãos Chinesas" o Karate passou a significar "Mãos Vazias", e como os dois caracteres são lidos exatamente do mesmo jeito, então a pronúncia da palavra continuou a mesma. Além disso, Funakoshi defendia que o termo "Mãos Vazias" seria o mais apropriado, pois representa não só o fato de o Karate ser um método de defesa sem armas, mas também representa o espírito do Karate, que é esvaziar o corpo de todos os desejos e vaidades terrenos. No mesmo ano (1936), foi fundado o primeiro DOJO Oficial de Karate,  pelo Comitê Nacional e devido aos feitos do mestre Funakoshi, foi batizado com o nome de SHOTO-KAN. Daí surgiu o nome de uma  escola (estilo) que até hoje existe. SHOTO (pseudônimo  de Funakoshi) + KAN (escola, classe...) = Escola de Funakoshi. Funakoshi tinha 71 anos em 1939, e foi quando ele deu o primeiro passo dentro de um Dojo de Karate em 29 de Janeiro. O prédio foi feito de doações particulares, e uma placa foi pendurada sobre a entrada e dizia: "Shotokan". "Sho" significa pinheiro. "To" significa ondas ou o som que as árvores fazem quando o vento bate nelas. "Kan" significa edificação ou salão. "Shoto" era o pseudônimo que Funakoshi usava para assinar suas caligrafias quando jovem, pois quando ele ia escrevê-las se recolhia em um lugar mais afastado, onde pudesse buscar inspiração, ouvindo apenas o barulho do pinheiros ondulando ao vento. Esse nome dado ao Shotokan Karate Dojo foi uma homenagem de seus alunos.

Mestre Gichin Funakoshi, o "Pai do Karate Moderno", morreu em 26 de Abril de 1957. Em seu túmulo negro, em forma de cruz, estão as palavras "Karate Ni Sente Nashi" (No Karate não existe atitude ofensiva). Pouco tempo antes de morrer ele pode dizer:

"ACHO QUE COMEÇO A ENTENDER O QUE
É UM  VERDADEIRO TSUKI (Soco)."





 
_______________________________
 
 
 
 
 
Karate é mais do que uma Arte Marcial, é um modo de Vida

Frases e Textos de Gichin Funakoshi

“Na verdade, a essência da arte foi resumida nestas palavras: O karate começa e termina com cortesia” (Funakoshi, 1994, p. 44).

 
você deve ser sempre profundamente solícito com cortesia, sendo sempre respeitoso e obediente aos mais velhos. Não existe arte marcial que não ressalte a importância da cortesia e das boas maneiras. (Funakoshi, 1998, p. 50).

Karate-do não é somente a aquisição de certas habilidades defensivas, mas também o domínio da arte de ser um membro da sociedade bom e honesto.
Os jovens, em particular, deveriam mostrar um interesse maior por suas famílias, e isto, sem dúvida, é uma questão importante, não apenas para o possível praticante de karate, mas também para todo membro da raça humana. A mente do verdadeiro karateca deve estar imbuída de tais desvelos, antes de voltar a atenção para o seu corpo e para o aperfeiçoamento de sua técnica. Amor ao karate, amor a si mesmo, amor à família e aos amigos: todos levam ao amor à própria pátria. O verdadeiro sentido do karate só pode ser alcançado através desse amor (Funakoshi, 1994, p.110).


...o karate não é, nem jamais foi, meramente, uma forma bruta de autodefesa. Pelo contrário, quem quer que realmente domine a arte do karate tomará cuidado para não aventurar-se em situações ou lugares perigosos, onde possa ser forçado a usar a arte (Funakoshi, 1994, p. 121).

“Tenha cuidado”, escrevi num dos meus primeiros livros, “com as palavras que fala, pois, se você for arrogante, fará muitos inimigos. Nunca se esqueça do antigo ditado que diz que um vento forte pode destruir uma árvore robusta, mas o salgueiro verga-se, e o vento passa sobre ele. As grandes virtudes do karate são a prudência e a humildade” (Funakoshi, 1994, p.102)

“O segredo da vitória está em conhecer a si mesmo e a seu inimigo” (Funakoshi, 1994, p.29).

Com o Karate-do, oferecendo sua ajuda aos outros e aceitando-a deles, o homem adquire a habilidade de elevar a arte ao estado de crença, em que possa aperfeiçoar corpo e alma e assim finalmente chega a reconhecer o significado verdadeiro do Karate-do (Funakoshi, 1994, p. 117).

Todos conhecemos a persistência da habu (uma espécie de cobra peçonhenta). Mas dessa vez não foi esse o perigo. A habu que encontramos parece estar familiarizada com as tácticas do karate e, quando deslizou para dentro do campo, ela não estava fugindo de nós. Estava se preparando para um ataque. A habu compreende muito bem o espírito do karate (Funakoshi, 1994, p. 58).

Você estudará métodos de negacear e penetrar nas defesas do seu oponente, e reconhecerá como são essenciais um sentimento vigoroso e intrépido e um forte espírito de luta. Por último, você chegará a uma compreensão profunda de que além do que pensamos, que é o máximo, sempre há algo melhor (Funakoshi, 1998, p. 55).


O karate-do é uma arte marcial nobre, e o leitor pode ter certeza de que aqueles que se orgulham de quebrar tábuas ou telhas, ou que se vangloriam de poder realizar façanhas exóticas, como cortar a carne ou quebrar as costelas, realmente não conhecem nada de karate. Eles estão brincando nos galhos e entre as folhas de uma árvore frondosa, sem ter a mínima ideia do tronco (Funakoshi, 1998, p. 17).


...sempre há alguns que têm como desejo único aprender karate para utilizá-lo numa luta. Esses quase inevitavelmente abandonam o curso antes mesmo da metade do ano, porque é quase impossível que qualquer jovem, com objectivo tão tolo, continue por muito tempo no karate (Funakoshi, 1994, p. 112).
Quando cheguei a Shuri, estava cheio de remorso. Por que havia entrado no confronto da guerra de braço? Teria sido por mera curiosidade? Mas a resposta verdadeira me veio a mente: era confiança excessiva em minha força. Numa palavra era orgulho. Era uma violação do espírito do Karate-do e me sentia envergonhado (Funakoshi, 1994, p. 65).


Assim como um vale vazio pode ecoar o som da voz, do mesmo modo a pessoa que segue o Caminho do Karate deve esvaziar-se livrando-se de todo egoísmo e ambição. Tornar-se vazio interiormente mas reto por fora. Este é o significado verdadeiro de "vazio" no karate. Quando a pessoa percebe a infinidade de formas e de elementos no universo, ele se volta para o vazio, para o vácuo. Em outras palavras, o vazio não é outra coisa senão a verdadeira forma do universo. [ Gichin Funakoshi ]

...sempre há alguns que têm como desejo único aprender karate para utilizá-lo numa luta. Esses quase inevitavelmente abandonam o curso antes mesmo da metade do ano, porque é quase impossível que qualquer jovem, com objectivo tão tolo, continue por muito tempo no karate [ Gichin Funakoshi ]

Com o Karate-do, oferecendo sua ajuda aos outros e aceitando-a deles, o homem adquire a habilidade de elevar a arte ao estado de crença, em que possa aperfeiçoar corpo e alma e assim finalmente chega a reconhecer o significado verdadeiro do Karate-do [ Gichin Funakoshi ]


"O segredo da vitória está em conhecer a si mesmo e a seu inimigo" [ Gichin Funakoshi ]

"Tenha cuidado", escrevi num dos meus primeiros livros, "com as palavras que fala, pois, se você for arrogante, fará muitos inimigos. Nunca se esqueça do antigo ditado que diz que um vento forte pode destruir uma árvore robusta, mas o salgueiro verga-se, e o vento passa sobre ele. As grandes virtudes do karate são a prudência e a humildade" [ Gichin Funakoshi ]

...o karate não é, nem jamais foi, meramente, uma forma bruta de autodefesa. Pelo contrário, quem quer que realmente domine a arte do karate tomará cuidado para não aventurar-se em situações ou lugares perigosos, onde possa ser forçado a usar a arte [ Gichin Funakoshi ]

Com o Karate-do, oferecendo sua ajuda aos outros e aceitando-a deles, o homem adquire a habilidade de elevar a arte ao estado de crença, em que possa aperfeiçoar corpo e alma e assim finalmente chega a reconhecer o significado verdadeiro do Karate-do [ Gichin Funakoshi ]




__________________________________________


Significado do Tigre no Karate




O Tigre Shotokan    Tora No Maki 


Qualquer praticante de Karate Shotokan associa a imagem do Tigre ao Estilo Shotokan. Este Tigre é um dos símbolos mais conhecidos no mundo das Artes Marciais Japonesas. A criação deste símbolo está claramente associada à introdução do Karate no Japão pelo Mestre (Sensei) Funakoshi Gichin.

A primeira demonstração foi realizada em território Japonês pelo Clube Popular Tabata, uma respeitável associação de artistas. O famoso artista Hoan Kosugi era o presidente do Clube Popular Tabata. Para além de um famoso pintor, Hoan Kosugi era também poeta.

Impressionado e entusiasmado com o ensino do Karate por parte de Funakoshi Gichin, Hoan Kosugi convence o Mestre da Arte Marcial (Karate) a escrever um livro de modo a transmitir os seus ensinamentos / conhecimentos desta Arte na sua teoria.

Em Novembro de 1922 Funakoshi edita o seu primeiro livro com o título de “ Ryu Kempo Karate “, o qual é ilustrado pelo artista Hoan Kosugi.

Mais tarde, em 1935, Funakoshi edita o seu terceiro livro, com o título de “ Karate-Do Kyohan “ no qual Hoan Kosugi pinta pela primeira vez o famoso Tigre (Tora) que representa Força e Coragem. Junto à cauda do Tigre estão ilustradas pequenas letras, sendo estas a assinatura do artista Hoan Kosugi.

A criação deste símbolo tem duas versões. Uma primeira, que refere um dos lugares perto de Shuri onde Funakoshi Gichin gostava de passear e treinar, era a Montanha Torao, que significa Cauda de Tigre, daí a ilustração da imagem do Tigre. Numa segunda versão, refere que o artista Koan Kosugi considerou o livro “ Karate-Do Kyohan “ como o Tora No Maki, isto é, o documento de referência e de princípios do Karate de Funakoshi. Tora também pode significar Tigre, daí a escolha da imagem para ilustrar a obra.

Este Tora No Maki ou Tigre Shotokan, como é designadamente chamado, tornou-se o símbolo do Karate Shotokan.
 




___________________________________________





DOJO KUN


5 Máximas do Karate
Estas são as cinco máximas do Karate, orientadoras da prática desta arte, segundo a etiqueta do Dojo elas são pronunciadas no final de cada treino.

“ As cinco Máximas: Carácter, Sinceridade, Etiqueta, Esforço e Controlo, deverão ser um guião para o Karateca de modo que o Karate consista no aperfeiçoamento do Carácter através de uma  prática esforçada feita com sinceridade e respeito, promovendo o autocontrolo do praticante. “




HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO


Carácter (Esforçar-se para a formação do carácter)


HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO

Sinceridade (Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão)


HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO

Esforço (Criar o intuito de esforço)


HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO

Etiqueta (Respeitar acima de tudo)


HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO

Auto-Controlo (Reprimir o espírito de agressão)
   
 




__________________________________________________







NIJU KUN

20 Princípios (Ensinamentos) do Karate por

Funakoshi Gichin



HITOTSU - KARATEDO WA REI NI HAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA
Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação (cortesia) e terminar com
saudação.

HITOTSU - KARATE NI SENTE NASHI
No Karate não existe atitude ofensiva.

HITOTSU - KARATE WA GI NO TASUKE
O Karate é um assistente da justiça.

HITOTSU - MAZU JIKO WO SHIRE SHIKOSHITE TAO WO SHIRE
Conheça a si próprio antes de julgar os outros.

HITOTSU - GIJUTSU YORI SHINJUTSU
O espírito é mais importante do que a técnica.

HITOTSU - KOKORO WA HANATAN WO YOSU
Evitar o descontrole do equilíbrio mental.

HITOTSU - WAZAWAI WA GETAI NI SHOZU
Os infortúnios são causados pela negligência.

HITOTSU - DOJO NO MI NO KARATE TO OMOUNA
Karate não se limita apenas à academia.

HITOTSU - KARATE NO SHUGYO WA ISSHO DE ARU
O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida.

HITOTSU - ARAI YURU MONO WO KARATEKA SEYO SOKO NI MYOMI ARI
O Karate dará frutos quando associado à vida quotidiana.

HITOTSU - KARATE WA YU NO GOTOSHI TAEZU NETSUDO WO ATAEZAREBA MOTO NO MIZU NI KAERU
O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria.

HITOTSU - KATSU KANGAE WA MOTSUNA MAKENU KANGAE WA HITSUYO
Não pense em vencer, pense em não ser vencido.

HITOTSU - TEKI NI YOTTE TENKA SEYO
Mude de atitude conforme o adversário.

HITOTSU - TATAKAI WA KYOJITSU NO SOJU IKAN NI ARI
A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU).

HITOTSU - HITO NO TEASHI WO KEN TO OMOU
Imagine que os membros de seus adversários são como espadas.

HITOTSU - DANSHIMON WO IZUREBA HYAKUMAN NO TEKI ARI
Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários.

HITOTSU - KAMAE WA SHOSHINSHA NI ATO WA SHIZENTAI
No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais.

HITOTSU - KATA WA TADASHIKU JISSEN WA BETSUMONO
A prática de fundamentos deve ser correcta, porém na aplicação torna-se diferente.

HITOTSU - CHIKARA NO KYOJAKU KARADA NO KANKYU WAZA NO SHINSHUKU WO WASURUNA
Não se esqueça de aplicar correctamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contracção corporal, técnicas lentas e rápidas.

HITOTSU - TSUNE NI SHINEN KUFU SEYO
Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre.